Direcione seus investimentos de acordo com o funil de vendas

  03/Nov

Com uma ampla possibilidade ao alcance das mãos, ou melhor, dos cliques, os clientes da atualidade transformaram a forma de consumo. Para saber mais, leia o nosso post Entenda o comportamento do consumidor moderno.

É muito mais fácil adquirir informações sobre os produtos/serviços a serem oferecidos, bem como comparar as infinitas possibilidades que os concorrentes diretos e indiretos ofertam.

Confira como vender mais com marketing digital de alta performance.

Ter um diferencial é peça fundamental para que o sucesso seja alcançado e as metas atingidas. Seus leads exigem que conteúdos de qualidade possam ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar e, além disso, precisam que seus problemas e necessidades sejam 100% solucionados.

Mas suas personas precisam passar por diferentes fases dentro de etapas que, no inbound marketing, denominamos de funil de vendas. É necessário respeitar o tempo deles e caminhar lado a lado até chegar à última fase: a efetivação da compra.

O que é o funil de marketing e vendas?

O funil de marketing e vendas nada mais é do que uma metodologia utilizada pelo inbound marketing para gerar leads, cativando-os até o momento em que eles se tornam clientes em potencial e possíveis divulgadores da marca.

É uma jornada pelo qual todos os seus clientes irão passar, conhecendo a sua empresa, os benefícios oferecidos, além de educar todos os leads para que saibam que seus produtos/serviços são a melhor solução para o que eles estão buscando.

Divulgar sua marca em qualquer ambiente já não funciona mais como o antigo marketing. As pessoas não querem ser encontradas, elas veem a necessidade de buscar a informação e até mesmo de compartilhá-las. Além disso, com a análise minuciosa das suas personas, é muito mais fácil e econômico investir nos canais em que você poderá obter melhor resultado.

Veja o que você deve saber para ter as melhores buyer personas no post.

Definiu seu público-alvo e onde ele será encontrado? Chegou a hora de planejar seus conteúdos para cada etapa do funil de vendas pelo qual eles passarão.

As etapas do funil de marketing e vendas e seus conteúdos

Nem sempre o funil de vendas vai seguir um padrão previamente determinado, alguns leads podem pular etapas ou retroceder, vai depender do que ele está buscando no momento em que a sua mensagem o atingir.

Mas, vamos seguir uma ordem lógica:

  1. Prospecção - Topo de funil

Na primeira etapa, seu lead ainda está “cru”. Ele pode saber o que está buscando, mas muitas vezes ainda está confuso, buscando inúmeras alternativas para o seu objetivo final. Ele vai comparar você com as demais marcas do segmento, tenha certeza disso!

Nessa fase começa a sua busca por pessoas que estejam mais abertas a receber o que você tem a ofertar. E, de acordo com o tipo de negócio, existirão as mídias mais indicadas para a divulgação dos conteúdos produzidos.

Dentre esses conteúdos poderão ser trabalhados:

  • Mídias sociais;

  • E-mail marketing;

  • Conferências, feiras e encontros de negócios;

  • Referências internas;

  • Anúncios em jornais, revistas, portais;

  • Blogs;

  • e-Books.

Saiba o que dizer a eles! Desperte o interesse pelo que tem a oferecer.

2. Maturação - Meio de funil

Nessa fase o cliente vai avaliar quais são as opções disponibilizadas no mercado, e você estará dentre elas. É uma ótima fase para influenciar seus leads apresentando e aprofundando mais no que tem a oferecer.

Mas não seja inconveniente. Saiba o que dizer e ofereça a eles o que estão buscando, não apenas assuntos aleatórios que não acrescentarão em nada. Isso faz toda diferença!

Apresente-se como alguém disponível para ajudar sempre que possível, esteja disponível e mantenha um relacionamento sempre cativo. Bons materiais para isso são:

  • Testes gratuitos;

  • Experiências de consumo;

  • Cases de sucesso;

  • Mídias sociais;

  • Email marketing;

  • Blogs.

Demonstre os motivos pelos quais ele pode escolher sua empresa para solucionar os problemas pelos quais está passando.

3. Fundo de funil - Fechamento

Deixe tudo “preto no branco”. Mostre ao seu cliente, de forma clara, os resultados que ele terá, o prazo, as condições de pagamento e todos termos detalhados. Conhecimento aprofundado dos contratos e condições de pagamento.



Imagem


Lembre-se que receber um cliente via indicação é muito mais barato que qualquer outro formato. É justamente o pós-venda bem feito que garante que o cliente continue se relacionando com a sua empresa e comprando de você quando precisar novamente de algo que você faz.

Confira mais detalhadamente qual os conteúdos ideais para cada etapa do seu funil de vendas através do nosso post: “Produza o conteúdo certo para cada etapa do funil de vendas.

Quer conhecer outros cases de sucesso do Grupo Emedia?

Entre em contato com a gente!