ROI do marketing de conteúdo: aprenda como é funciona

  18/Out

Como já vimos em posts anteriores, o inbound marketing trabalha com o uso de estratégias bem direcionadas e adaptáveis às suas personas.

Mas para que toda essa metodologia seja aplicada de maneira que sua empresa obtenha os resultados correspondentes aos esforços dispensados, é extremamente necessário que todas as métricas sejam analisadas por profissionais qualificados e experts no assunto. Dentro dessas métricas existe uma enorme gama de variáveis, que podem ser mensuradas de acordo com o objetivo proposto inicialmente, ao lançar uma determinada campanha. Quanto mais informações, mais as chances das metas serem alcançadas.

Saiba mais detalhes em "Métricas para analisar a eficiência do marketing de conteúdo". 

Hoje, saberemos um pouco mais sobre uma métrica específica, o que ela é e como ela funciona. Acompanhe o nosso post e fique por dentro.

O que é ROI?

Hoje em dia, há uma crescente demanda por ROI mensurável de campanhas de marketing, por isso, existem algumas ferramentas que tornam mais fácil o rastreamento e a análise do desempenho de cada campanha.

É preciso ter provas e dados do desempenho do trabalho que está sendo desempenhado por toda a equipe, como as formas de abordagem das personas está atingindo de maneira eficiente ou onde está o erro na hora de converter seus leads. Esses são apenas alguns detalhes que podem mostrar se todo o investimento está retornando à empresa em forma de lucro, através das vendas finalizadas ao chegar na última etapa do funil.


Você pode analisar como funciona a estrutura do funil de vendas aqui!

Estou ganhando ou perdendo dinheiro? Toda empresa quer obter exatamente a resposta dessa pergunta, buscando entender o que vale a pena e o que precisa ser cortado. O ROI auxilia os gestores a tomar decisões assertivas e com segurança, favorecendo as campanhas em períodos determinados. Já ouviu falar no ditado: uma andorinha só não faz verão? É exatamente dessa forma que o ROI funciona. Como você pode analisar uma métrica sem que ela seja tão ampla? Analisando dezenas de outras métricas ao mesmo tempo e aglomerando (de forma organizada e sensata) todas as informações obtidas.

Os vários tipos de métrica devem ser escolhidos de acordo com os objetivos da sua empresa. Conheça algumas delas: Métricas para analisar a eficiência do marketing de conteúdo. Em um post passado ensinamos a fórmula para calcular o ROI, além de mostrar a importância desse conjunto de informações. Saiba mais em "Métricas para analisar a eficiência do marketing de conteúdo."


O ROI do marketing de conteúdo

É preciso analisar o que os seus personas esperam das suas publicações. Seu conteúdo será relevante para eles? A qualidade do que eles consomem também pode gerar resultado para você. Isso também ajuda a manter seus leads navegando no site, além de proporcionar a eles experiências gratificantes relacionadas à marca. Lembre-se do que falamos acima, o funil de vendas deve ser sempre respeitado. Postar um conteúdo a cada três meses também não vai funcionar, pois a sua frequência aproxima o público e os faz querer ter acesso a cada vez mais informações relacionadas ao que estão procurando. Isso acaba gerando um fluxo mais intenso de visitas no seu site. Além disso, postagens mais longas dão a atender que o assunto foi aprofundado, ou seja, que aquele tipo de conteúdo passa mais informação do que textos menores, podendo ser compartilhado até 60% mais. Veja em quais canais de divulgação seus personas se encontram e invista neles, segmentando da maneira mais precisa possível, é muito mais prático, fácil e econômico o investimento e a assertividade.

O ROI pode garantir o sucesso da sua empresa. Analise de forma mais profunda qual a sua importância para um bom desempenho.


Entre em contato conosco e obtenha todas informações necessárias para a realização de um ótimo trabalho de análise de métricas e marketing de conteúdo.

Entre em contato com a gente!