Como investir em imóveis de forma segura, mas não tradicional

Comprar imóveis é uma forma segura, antiga e clássica de investimento, mas e se eu disser que essa imissão pode sair do tradicional e manter a segurança?

Tradicionalmente, quem compra um imóvel para render o coloca disponível para locação, seja de forma direta ou por uma imobiliária, o aluguel é o dinheiro que vai cair todo mês na conta do dono do imóvel, como um salário – sendo a chamada renda passiva, que oferece estabilidade.

Mesmo sendo um investimento alto, a compra de uma casa ou apartamento para render aluguel é uma das formas de investimento mais seguras que existem, além de ser a construção de um patrimônio. Por exemplo: o seu dinheiro guardado no banco rende, mesmo que pouco, mas você está fadado à instabilidade e ao medo de ter os bens bloqueados caso o banco anuncie falência ou congelamento do governo, como já aconteceu.

Ao investir o mesmo valor em um imóvel num local valorizado ou em valorização, a tendência é que o preço deste ainda suba com o tempo, lhe dando retorno em caso de venda e, em caso de aluguel, lhe dê uma renda passiva que proporciona tranquilidade e possibilidade até mesmo de investir em outros imóveis.

 

Como investir em imóveis de forma segura, mas não tradicional?

Mas e fosse possível ganhar ainda mais com o “aluguel” de forma segura? Se seu apartamento todo fosse alugado, como em um hotel, para pessoas que desejam privacidade, segurança e tecnologia, dispostas a pagar mais por isso? Essa possibilidade existe e já é feita por startups como a Casai, que oferece alugueis por temporada.

O que antes só era pensado para quem gostaria de passar um tempo na praia com a família ou amigos, mudado com o Airbnb e Booking, que possibilitou que casas e apartamentos fossem alugados por temporada em várias outras localidades e com diferentes finalidades, agora também é pensado totalmente voltado para pessoas que buscam hospitalidade e a cultura do local, sem ter que se preocupar com nada além do objetivo da viagem.

 

Sobre a Casai

A Casai administra imóveis que acredita estar em sintonia com o que a empresa busca: localização privilegiada e possibilidade de reforma para atender o “inquilino” da forma mais aprazível possível. Com isso, a startup promete até 70% a mais de retorno na locação.

Atuando na América Latina, a startup oferece total segurança na locação, e aceita tanto empreendimentos prontos quanto em desenvolvimento. Inclusive, a mesma administra, atualmente, o antigo Hotel Everest, no Rio de Janeiro – agora um prédio residencial de 23 andares e 190 apartamentos de 30m² a 90m², com um quarto cada.

Funciona como uma imobiliária, mas que vai administrar inclusive as instalações do seu imóvel e o deixar compatível com o padrão deles. Com estadias que duram de oito a dez dias, quem aluga um apartamento administrado pela Casai conta com design feito por artistas locais, tecnologia integrada, atendimento personalizado e serviço de limpeza disponível.

 

Novos sistemas de locação são bons para todos os envolvidos

O COO do Grupo Emídia, Renato Oliveira, é adepto do sistema, morando por Airbnb há três anos. Segundo ele, essa forma o atende melhor, pois ele não precisa lidar com a burocracia de uma imobiliária, investir na montagem do imóvel e tem mais flexibilidade para mudar para outros lugares, explorando melhor a cidade. “Custa um pouco mais, mas tem outras vantagens que a locação convencional não tem. Ficar preso a um contrato de 30 meses, o processo de vistoria, análise de ficha, são pontos que não gosto da locação tradicional.”, afirma Renato.

E essa é a tendência: o CEO do Airbnb, Brian Chesky, em entrevista para ao MoneyTimes, afirma que o futuro da plataforma é a moradia, além do viajar. Em trecho retirado da entrevista, Chesky alega: “os limites entre viajar, trabalhar e morar estão se misturando […] Quando você vai a algum lugar por 28 dias ou mais, provavelmente não está mais viajando, nesse ponto, 24% do nosso negócio é realmente morar – não somos mais apenas uma empresa de viagens.”.

Essa é apenas uma das muitas formas que você tem de ganhar dinheiro ao investir em imóveis, afinal, o mercado imobiliário oferece inúmeras possibilidades de investimento seguro. E aí? Que tal investir em imóveis e sair do tradicional?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.