Marketing imobiliário: por que investir em uma agência especializada?

Mais do que qualquer outra coisa, o marketing muitas vezes é o que quebra a carreira de um profissional imobiliário.

À princípio, conversar com seus amigos para desenvolver uma rede de contatos pode gerar bons frutos, contudo, esse poço mais cedo ou mais tarde secará.

Se você quiser continuar expandindo seu alcance para, finalmente, fechar mais negócios, precisará investir proativamente em uma estratégia de marketing de longo prazo.

No entanto, não basta investir em qualquer agência de marketing, já que nem todas contam com a experiência necessária para atender às suas demandas de maneira personalizada.

Pensando nisso, preparamos um artigo que explica quais são os benefícios em investir em uma agência especializada em marketing imobiliário.

Boa leitura!

Leia também: Inbound Marketing: 5 motivos para aplicar a estratégia em sua imobiliária

O que é Marketing Imobiliário?

O marketing imobiliário é a prática de promover um negócio imobiliário, agente ou suas propriedades para venda, compra ou locação.

Um profissional de marketing imobiliário é uma pessoa ou empresa que ajuda empresas imobiliárias a desenvolverem sua marca, criar novas conexões e aumentar a exposição em várias plataformas.

Eles geralmente estarão equipados para lidar com todos os componentes das necessidades de marketing de sua imobiliária, desde postagem em mídia social até videografia e tudo mais.

Várias pesquisas recentes revelam que o marketing imobiliário é mais importante do que nunca.

De acordo com o The Close, 82% dos agentes imobiliários querem melhorar sua presença nas mídias sociais, 56% querem melhorar seus esforços de branding e 67% querem melhorar suas campanhas de CRM e e-mail.

Em outras palavras, a maioria dos agentes imobiliários poderiam se beneficiar de alguma forma ao trabalhar com um especialista em marketing.

Qual a importância do marketing imobiliário?

Comprar uma casa é uma das decisões mais importantes que uma pessoa pode tomar. 

Não é como comprar um tênis na internet – a propriedade que uma pessoa escolhe afetará diretamente seu estado pessoal e financeiro por anos.

A maioria dos compradores examina minuciosamente todos os componentes de sua compra, desde as cores de suas cortinas até o profissional com quem decidem trabalhar.

Ao desenvolver uma campanha de marketing, um agente imobiliário normalmente terá dois objetivos principais:

  • Fazer com que as pessoas interessadas em comprar ou vender um imóvel saibam quem é você;
  • Convencer as pessoas que estão pensando em comprar ou vender um imóvel que você é melhor do que quaisquer outros agentes ou imobiliárias que eles possam conhecer.

nenhuma das tarefas é fácil, principalmente para agentes que esgotaram seu círculo inicial. E é justamente aí que o marketing faz toda a diferença.

Com uma boa campanha de marketing, você aumentará o número de pessoas que conhecem seu nome, se estabelecerá como uma autoridade imobiliária e aumentará drasticamente seu número atual de leads.

Leia também: O que preocupa um cliente na busca de um imóvel

Benefícios de trabalhar com uma agência de marketing imobiliário

Depois que seu negócio imobiliário decidir investir em uma campanha de marketing, a próxima decisão que você precisará tomar é com quem fará essa parceria.

Embora muitas empresas de marketing em geral trabalhem com prazer com agentes imobiliários, vários benefícios vêm da escolha de trabalhar com uma equipe especializada em publicidade imobiliária:

Leia também: A importância do branding para imobiliárias e construtoras

Experiência do segmento

O setor imobiliário representa um grande investimento e o setor é regido por algumas regulamentações exclusivas.

Uma agência de marketing imobiliário experiente o ajudará a demonstrar seu valor, mantendo-se dentro dos limites da lei.

Marketing multicanal

Corretores de imóveis vão querer criar tantos caminhos para seu site quanto possível.

Uma estratégia de marketing abrangente provavelmente envolverá mídia social, mídia impressa, mídia digital e outros tipos de marketing.

Leads consistentes

O processo de compra de imóveis é diferente para todos – algumas pessoas vão querer fechar dentro de uma semana, enquanto outras podem levar meses ou até mais. 

Os corretores de imóveis estão cientes dessa realidade, por isso é importante ter consistentemente muitos leads no funil o tempo todo. 

Em última análise, os leads gerados (e os contratos fechados) determinarão se uma determinada campanha de marketing foi bem-sucedida.

Devido à natureza única do setor imobiliário, a maioria dos agentes trabalha em horários estendidos e não tradicionais.

Mais tempo para vender

Além dos benefícios mencionados acima, trabalhar com uma agência de marketing imobiliário pode ajudar os corretores a terem mais tempo para passar com seus amigos e familiares ou trabalhando em outros projetos.

Eles também terão acesso a ferramentas de marketing (muitas vezes caras) e a experiência para usá-las bem.

O que faz uma empresa de marketing imobiliário?

Já está claro que as empresas de marketing imobiliário são excelentes parceiras para muitos agentes. 

Contudo, vamos dar uma olhada em quais serviços uma típica empresa de marketing imobiliário oferecerá para agregar valor a seu negócio.

Criação de conteúdo personalizado

Ter conteúdo personalizado sempre será mais eficaz do que a alternativa genérica.

Sua agência de marketing ajudará você a contar sua história única, incorporando elementos como seu logotipo e cores, seu público-alvo e muito mais.

Criar conteúdo e executar uma campanha de publicidade é uma ótima maneira de divulgar sua história sem parecer excessivamente comercial.

Redes Sociais

O tipo mais importante de marketing para agentes imobiliários será o marketing de mídia social.

Após as indicações, a postagem nas mídias sociais produz o maior número de novos clientes para os agentes

Plataformas tradicionais, como Facebook, Instagram e Youtube, desempenham um papel fundamental, mas plataformas “mais novas” como o TikTok também podem chamar a atenção.

Coordenar uma campanha multiplataforma ajudará você a ampliar seu alcance e manter sua estratégia de marca consistente.

Anúncios pagos

Seus anúncios serão exibidos online em sites relevantes ao seu público-alvo.

Este tipo de marketing é uma boa opção para agentes imobiliários que tentam aumentar a conscientização para si mesmos ou para uma nova propriedade no mercado.

Conteúdo audiovisual

Criar vídeos curtos, informativos e bem produzidos é uma das melhores maneiras de um corretor de imóveis estabelecer uma impressão duradoura com potenciais compradores ou vendedores.

Você pode publicá-los organicamente no YouTube ou em outras plataformas de mídia social para educar seu público, criar uma comunidade ou criar anúncios em vídeo.

O vídeo é um meio super personalizável que permite fazer uma conexão mais pessoal e orgânica com quem assiste.

Publicidade impressa

Embora você já tenha ouvido falar que a publicidade impressa está em declínio nos últimos anos, ela ainda desempenha um papel crítico – especialmente para corretores de imóveis.

Publicidade nas seções imobiliárias de jornais e revistas, entrega de “anúncios” para pessoas em um bairro-alvo via mala direta e outras formas de publicidade impressa podem ajudá-lo a criar melhores resultados como corretor de imóveis.

Como uma das formas de publicidade mais confiáveis, a impressão pode ajudá-lo a criar confiança com seu público, o que é fundamental ao lidar com transações tão grandes.

E-mail marketing

O email marketing é outra ferramenta eficaz para corretores de imóveis.

Os e-mails não precisam ser irritantes — há muitas maneiras de um e-mail ajudar a desencadear uma conversa orgânica e significativa com os clientes em potencial.

Boletins informativos, anúncios de novas propriedades e check ups gerais podem ser componentes de campanhas de email marketing.

Lançamentos imobiliários

Quando falamos em lançamentos imobiliários, a estratégia é bem diferente e envolve questões mais complexas do que campanhas de marketing convencionais.

Isso porque um lançamento imobiliário normalmente exige trabalhos em diferentes frentes, começando com o estudo de mercado e terminando com a abertura e acompanhamento das vendas.

Uma agência especializada de marketing imobiliário saberá exatamente como atender, prontamente, a todas essas demandas.

Como escolher a melhor agência de marketing imobiliário?

Quando estiver pronto para contratar uma agência de marketing imobiliário, o próximo passo será restringir suas opções. Veja como:

Determine com o que você precisa de ajuda

Você conhece seu negócio melhor do que ninguém. Listar suas necessidades atuais de marketing e seus objetivos de longo prazo ajudará a tornar mais fácil encontrar o ajuste ideal.

Defina metas e o orçamento

Dentro do espaço de marketing imobiliário, você encontrará muitos preços diferentes disponíveis para escolher.

Uma grande agência que espera gerar 100 novos contratos por mês terá um orçamento muito diferente do que um agente solo trabalhando com apenas algumas pessoas por vez. 

Algumas empresas usarão uma taxa horária, enquanto outras usarão contratos mensais. 

Faça sua pesquisa inicial

Assim como você não entraria em uma casa aberta sem analisar os detalhes, provavelmente não contrataria um profissional de marketing sem uma pesquisa preliminar.

Reserve um tempo para aprender com outros agentes imobiliários e descobrir como seus sucessos e fracassos com profissionais de marketing específicos do setor podem influenciar suas escolhas.

Faça perguntas assertivas

Depois de ter sua lista, você vai querer realizar algumas entrevistas antes de tomar sua decisão final.

Tente desenvolver uma lista de 10 a 20 perguntas que você tem sobre marketing imobiliário e veja como cada cliente em potencial responde.

Faça check-ins regularmente

Nunca é uma boa ideia investir em uma equipe e esperar que eles façam a coisa certa, isso porque o marketing é um processo ativo e contínuo.

Crie um plano para check-ins regulares, permitindo que você acompanhe o progresso, planeje as próximas etapas e faça os ajustes necessários.

Conclusão

Se você é um profissional do segmento imobiliário, será fundamental encontrar uma empresa de marketing que possa atender às suas necessidades específicas. 

Ao usar este guia e explorar diferentes opções, você pode tomar medidas acionáveis ​​para obter mais leads e fechar mais negócios.

Ao pensar em contratar uma empresa de serviços de marketing imobiliário, lembre-se:

  • O marketing é uma parte crítica do sucesso de um agente imobiliário.
  • As agências de marketing imobiliário terão o know-how do setor, ferramentas de marketing e experiência em publicidade para ajudá-lo a atingir seus objetivos.
  • Ao olhar para agências em potencial, pense no que você espera alcançar e não tenha medo de fazer perguntas.

No ano passado fizemos o lançamento imobiliário do empreendimento Portal das Pedras. Para saber como desenvolvemos a nossa estratégia de marketing,  basta acessar esse link.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.