A importância do branding para imobiliárias e construtoras

A maioria das empresas do mercado imobiliário está focada somente na geração de leads, e se esquece deste que é um dos principais pilares do marketing para conquistar a mente e o coração das pessoas
O que é branding?

Segundo a Resultados Digitais, uma das maiores empresas de automação de marketing do mundo, Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca.

O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Na prática!

Pense rápido e me responda qual a melhor marca de refrigeradores do Brasil?

Eu tenho quase certeza que você pensou na Brastemp, não é verdade?

E pode ser que essa nem seja a marca do seu refrigerador.

Acertei de novo?

Mas calma, não há nenhuma bruxaria nisso.

O case Brastemp

Durante muitos anos, a marca em questão – Brastemp – veiculou uma propaganda que trazia de forma muito forte o conceito “Não é assim uma Brastemp”, quando avaliados outros produtos ou situação do cotidiano.

O comercial foi veiculado em 1994, e até hoje a marca é lembrada na mente das pessoas como a de maior qualidade no mercado.

Consegue enxergar com mais clareza a importância do branding agora?

Tenho certeza que vieram várias outras marcas que tem uma marca muito forte, e que está fixada em sua mente e coração com alguma característica especial.

Imagina isso acontecendo com a sua empresa, com dois amigos conversando, onde um deles fala que precisa comprar um terreno para começar a construir, e o segundo amigo, mesmo sem ter comprado um terreno com você, recomenda a tua empresa como a maior referência em terrenos na região.

No mercado imobiliário

Como dito no início desse blog, a grande maioria das imobiliárias e construtoras estão focadas somente na geração de leads.

Eu afirmo de forma muito segura que todas as empresas do mercado imobiliário, independente do tamanho, deveriam investir parte do seu orçamento de marketing na construção da sua marca – branding.

No médio e longo prazo, essa estratégia vai garantir a perpetuação da sua marca, e a manterá visível para o público da sua região mesmo em momentos de crise no marketing digital.

Sim! Campanhas de geração de leads incríveis, com resultados extraordinários, deixam de funcionar da noite para o dia.

Por diversos motivos: O criativo cansa após ter impactado todas as pessoas do seu público alvo, a percepção de valor do público em determinado empreendimento é baixa, o mercado está enfraquecido naquele momento, não há demanda reprimida para a aquisição daquele tipo de imóvel, enfim, vários motivos.

Por isso a importância da sua marca ser lembrada como referência em imóveis de luxo na sua cidade.

Ou como a empresa que mais ajuda pessoas a conquistarem seu primeiro imóvel no programa Casa Verde e Amarela.

Seu posicionamento não importa tanto, o que importa é que as pessoas saibam dele, e os tenha na cabeça e coração.

Nicho do nicho

Para um bom posicionamento da marca da sua imobiliária e construtora, é melhor que você seja referência em uma única coisa.

Não que seja impossível trabalhar uma marca que atende qualquer tipo de cliente, mas é muito mais difícil, e vai custar bem mais caro.

Nesses casos precisamos fatiar a ação em várias ações.

Ninguém é bom em tudo, e mais do que isso, a comunicação que usamos para falar com um público de alto padrão é completamente diferente da que usamos para falar com o público da classe econômica.

Ideias práticas de branding

Diferente do que a maioria pensa, investir em branding não está ligado a altos investimentos.

É claro que quanto mais dinheiro investido, mais potente fica sua campanha.

Porém uma campanha mal planejada e mal executada, com muito dinheiro envolvido, vai “micar” de uma forma muito maior no mercado.

Para construir uma boa ação de branding você precisa pensar no storytelling da sua empresa, que resumidamente é a história da sua empresa.

Veja esse vídeo lindo que planejei e executei para a Euro-Imóveis em Juiz de Fora – MG:

No dia que escrevi esse artigo, o vídeo tinha mais de 95 mil visualizações, em uma cidade com pouco mais de 600 mil habitantes.

Ou seja, podemos dizer que 15% da cidade já viu essa ação de branding.

Usamos uma narrativa onde humanizamos a marca do cliente, e o colocamos como referência na venda de “pequenos paraísos” para seus clientes.

Conseguiu perceber um pouco do storytelling desse cliente?

Mas se você não tiver força para produção de vídeo, não tem problema.

Mais vale o feito do que o perfeito.

Pense nos seus diferenciais, e coloque isso para fora, para que todo mundo veja.

Exemplos:

“Fulano Imóveis – Mais de 10.000 famílias já tiveram um final feliz aqui”

“Construtora Xpto – Seu primeiro apartamento está aqui”

“Imobiliária Zé das Couve – Mais de 2.000 imóveis para você alugar um que tenha a sua cara”

“Ciclano Incorporadora – Terrenos prontos para você investir e construir”

Viu só? Não é tão difícil assim.

Aposte nisso, seja consistente, e veja a mágica acontecer daqui a algum tempo.

Vamos colocar em prática?

Não fique com medo de começar.

Comece do jeito que você sabe e pode, ainda que pequeno.

E caso teu momento seja de fazer algo maior e mais profissional, entre em contato comigo que eu e meu time aqui na Emídia teremos enorme satisfação em pensar em mais uma super campanha de branding para impactar tua cidade e região.

Sobre o autor

Renato Oliveira é COO do Grupo Emídia, uma das principais agências de publicidade e marketing imobiliário do Brasil, e ajudou mais de 120 empresas no Brasil e Estados Unidos a melhorarem sua comunicação, estratégias de marketing e de vendas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.