Marketing Imobiliário: motivos para investir em 2021

A pandemia de Covid-19 contribuiu para a aceleração no processo de digitalização das imobiliárias e construtoras. 

Com a necessidade das pessoas de ficarem em casa, não só o comportamento de compra dos clientes mudou, mas também a forma como as empresas vendem.

A busca pela adaptação ao novo mercado exigiu que as imobiliárias adotassem estratégias de marketing e vendas mais robustas que sejam capazes de encantar seus clientes, diante de uma cenário tão competitivo.

Aproximadamente 70% dos brasileiros usam a internet, e 62% estão nas mídias sociais. Somando, são mais de 126 milhões de pessoas ativas em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, etc.

Esses dados só confirmam como as pessoas estão conectadas. No entanto, mais do que ter um perfil ou uma página na rede social, é necessário estar ativo, dialogar com as pessoas e mostrar do que você é capaz e como pode ajudar os consumidores a escolherem o melhor imóvel.

Quer entender mais sobre como uma estratégia de marketing pode ser vital para seu negócio em 2021? Então acompanhe a leitura!

Mesmo distantes, próximos

Uma das principais melhorias que as mídias sociais trouxeram para o mundo do marketing imobiliário foi a proximidade, a possibilidade de interagir com os usuários de uma forma mais descontraída.

De fato, os contatos informais muitas vezes são bem mais frutíferos que uma abordagem formal e invasiva, em que o profissional fica o tempo todo ao telefone tentando prospectar clientes, ou inerte esperando o dia todo que o telefone toque com um interessado do outro lado da linha.

No caso das mídias sociais, ambos os lados têm maior liberdade de expressão.

Prepare-se para um ciclo de vendas menor

A jornada do consumidor no mercado imobiliário tende a ser mais longa em virtude da importância da decisão a ser tomada. Afinal, comprar ou alugar um imóvel é um compromisso de longo prazo, que demanda altos investimentos por parte do consumidor. Todavia, sabia que, com a ajuda das mídias sociais, você pode encurtar esse caminho?

Em vez de ficar marcando diversas visitas com o mesmo cliente até que ele escolha um imóvel, você pode disponibilizar vídeos em mídias sociais, como YouTube, Vimeo, Facebook, Instagram e Periscope, proporcionando um tour virtual pelos imóveis disponíveis. Com base nas impressões do cliente, ele escolherá seus preferidos para visitar, poupando tempo e reduzindo a espera até a assinatura do contrato.

As redes analisam o comportamento dos clientes

Ao mesmo tempo em que você se comunica com a sua audiência nas mídias sociais, ainda pode conhecer melhor o perfil dos seus potenciais clientes, descobrindo que tipo de imóvel eles estão buscando, a faixa de preço ideal e a região geográfica preferida.

Para isso, use uma ferramenta de análise para descobrir as palavras-chave mencionadas por seu público-alvo, e extraia daí insights importantes para tornar sua estratégia de vendas ainda mais eficiente. Quanto mais profunda for a sua análise, mais informações você terá à disposição para negociar, melhorando sua performance como corretor de imóveis.

Existem várias redes sociais, mas cada uma tem sua finalidade, e para o setor imobiliário há algumas que são mais indicadas. Veja mais a seguir!

Vantagens de se investir nas mídias sociais

À medida que a internet vai transformando a rotina das pessoas, o mesmo acontece com as empresas. Por isso, para acompanhar as mudanças, é preciso adotar novas ferramentas, canais e formatos. Veja as vantagens que isso traz para a sua imobiliária.

Visibilidade do negócio

Muitos consumidores procuram o site ou a rede social da empresa, uma vez que desejam conhecer a identidade da marca, ter mais informações e adquirir confiança antes de realizarem qualquer negócio.

Por isso, estar presente na web de forma consistente e em diferentes canais permite maior visibilidade e facilidade para ser encontrado. Logo, a mídia social facilita essa exposição e ajuda a conquistar novos clientes por meio de uma publicidade eficiente.

Ampliação de alcance

As estratégias de marketing digital podem ser usadas por qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, visto que o ambiente on-line proporciona condições de equiparação diante dos concorrentes.

Assim, você poderá ter bons resultados mesmo sem investir, contando somente com publicações frequentes em um blog corporativo e nas redes sociais. Dessa maneira, você atrairá pessoas interessadas, que se engajarão, aumentando sua audiência.

Contudo, caso queira investir em publicações pagas, comece com uma pequena verba e acompanhe o retorno, focando o público certo e as técnicas adequadas, mesmo com recursos limitados.

Melhora a experiência do cliente

Nas redes sociais é mais fácil a empresa trabalhar os componentes emocionais, uma vez que elas permitem uma proximidade. Fatores como engajamento e fidelidade proporcionam uma maior retenção, e quando você aprende a ouvir e ajudar, a marca se torna a opção preferida, pelo fato de oferecer uma boa experiência.

Resumindo, as mídias sociais para o mercado imobiliário são tão importantes quanto para qualquer outro setor. Sendo assim, busque conhecimento sobre o assunto, escolha a mais indicada para o seu negócio, crie a sua página e mantenha a frequência das postagens.

A verdade é que o mercado imobiliário está cheio de oportunidades, e você só precisa encontrá-las!

O Grupo Emídia é uma agência de Marketing e Vendas focada no mercado imobiliário. Entre em contato conosco para transformar a sua imobiliária em uma máquina de vendas em 2021.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *