Boas práticas de redes sociais para corretores

Por Pedro Scher, social media, e Ramon Freitas, head de marketing

O número de pessoas conectadas às redes sociais cresce a cada dia. De acordo com uma pesquisa realizada pela RD Station (2021), 110 milhões de brasileiros estão ativos no Instagram. O espaço oferece muito mais que entretenimento para quem sabe aproveitá-lo. É possível impulsionar suas vendas de imóveis ao seguir as boas práticas de redes sociais para corretores.

Você sabia que 88% dos consumidores buscam informações dos produtos antes de decidir a compra? — dados da NZN Intelligence (2020). Aprenda, com este texto, a usar a ferramenta da maneira certa para vender muito mais. Boa leitura!

Quais são os principais erros nas redes sociais?

Entre as práticas consideradas equivocadas nas redes sociais, separamos aquelas que, em nenhuma hipótese, você deve praticar. Veja a seguir:

  • Usar hashtags banidas (fazem com que o conteúdo fique oculto para os usuários, consideradas disseminadoras de conteúdo inapropriado. Ex.: #sextou #ice #always #alone);
  • Manter o feed como vitrine (as pessoas querem conteúdos relevantes também);
  • Não responder o seu público;
  • Não aparecer nos stories;
  • Parágrafos longos nas legendas;
  • Não inserir link na bio (por lá será o direcionamento ao site da corretora, às landing pages com materiais ricos etc.);
  • Não fazer a chamada para ação (CTA);
  • Enviar publicações por direct (é necessário trabalhar o alcance orgânico);
  • Divulgar o preço apenas por inbox;
  • Mensagem de boas-vindas (considerada invasiva).

Agora que você já sabe o que não fazer, vamos partir para as boas práticas de redes sociais para corretores.

Como criar conteúdo relevante?

Separamos alguns pontos que poderão nortear a produção de conteúdo das suas redes sociais. Organização, método, compreensão do público e muita criatividade são as palavras-chave no assunto. 

  • Defina a frequência dos conteúdos (vezes por semana/dia e horários. Pode ir aumentando a cadência com o tempo);
  • Determine as editorias do seu perfil (ex.: institucional, dicas de mercado, dados do mercado, imóveis para venda/locação, profissionais);
  • Pense nas dúvidas que o seu público tem com relação aos temas das editorias;
  • Faça uma análise da concorrência;
  • Crie um cronograma mensal de postagem.

Ao seguir esses passos, você estará pronto para começar. Não espere ter a melhor câmera, nem a disponibilidade ideal. Tudo é ajustável. Recomendamos, apenas, que dê o pontapé inicial com estratégia.

Convite Telegram

O que você deve fazer nas redes sociais?

Como tópico final deste conteúdo, trazemos dicas valiosas e, ao mesmo tempo, fáceis de serem aplicadas em seus perfis nas redes sociais.

Post carrossel

É instigante, prende o leitor e melhora o alcance da página. O Instagram consegue identificar quanto tempo os usuários ficam na sua publicação e analisar se o seu post é relevante ou não. Naturalmente, a postagem do tipo carrossel retém o internauta por um período maior, ainda com a interatividade de passar as imagens para o lado.

Interagir com o público

Interagir com a sua audiência faz com que ela queira estar ativa no seu espaço e até se sinta parte dele. Estão entre as regras de ouro do sucesso: fazer perguntas, enquetes e publicações que gerem comentários para você conhecer mais o seu público. Dessa forma, será possível fazer uma abordagem mais acertada em relação à preferência dos seguidores. 

Post de recompensa

A relação entre empresa e cliente deve ser pautada em troca. O público entra com a atenção (audiência), que pode vir a se tornar uma venda, e você nutre ele com conteúdos relevantes. Os posts de recompensa são aqueles que oferecem e-books, guias práticos, consultorias e planilhas a serem usados gratuitamente.

Mostrar bastidores

Mostre os bastidores da empresa, abordando a rotina de trabalho do seu negócio. Isso serve para humanizar a marca, divulgar a equipe, mostrar momentos de confraternização etc. As pessoas gostam de ver gente e o que acontece “por trás das câmeras”.

Postar depoimentos e resultados

Os depoimentos são a prova social que valida a aprovação do seu trabalho. Números presentes em métricas e cases mostram que você tem autoridade no assunto, trazendo credibilidade à sua marca. 

Trazer dados do mercado imobiliário

Ao inserir pesquisas, estudos e dados relacionados ao setor prova para o seu cliente que, agora, é um bom momento para investir em imóveis. Fizemos isso na abertura deste artigo. Aposto que você ficou interessado em continuar a leitura após conferir os números, certo?

Use imagens e vídeos de qualidade

Além de um bom conteúdo, o seu público será atraído por um material chamativo. O Instagram, por exemplo, é baseado na publicação de fotos e vídeos. Se você puder investir na compra de um equipamento que ofereça qualidade às suas produções.

Use a ferramenta do Reels 

O Reels é o tipo de postagem que, atualmente, apresenta o maior engajamento entre os usuários. Basta criar vídeos dinâmicos, criativos, bem-humorados e informativos de até um minuto. Feito isso, Instagram faz uma distribuição orgânica do seu conteúdo. Por conta do TikTok, a plataforma está favorecendo quem usa o Reels.

Gostou de conhecer as boas práticas de redes sociais para corretores? O artigo foi preparado com base em muita pesquisa e em nossa experiência no atendimento a diversos clientes do setor imobiliário. Aproveite as dicas e comece, agora mesmo, a fazer história na internet. Acesse, aqui, uma conferência gratuita sobre o tema e receba um kit de 30 templates de artes para suas redes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *