Mercado 4.0: digital e mais rápido que nunca!

O mercado está em uma nova era. A forma de consumo não é a mesma de cinco anos atrás, e nem será a mesma nos próximos cinco. O consumidor está cada vez mais ciente de suas necessidades, e exigente com relação ao que o leva a finalizar uma compra. Nesse momento lidamos com o mercado 4.0. Quem o comanda é o cliente. Ele é quem detém todo o poder de movimentação e crescimento, que há pouquíssimo tempo atrás estava inteiramente na mão das empresas.

Por isso, é necessário conhecer o que é o mercado 4.0, e principalmente, quem é o consumidor nesse mercado, e como alcançá-lo.

Entender como funciona essa “máquina” é a garantia de não ficar para trás, e se perder em meio a concorrência.

O que é o consumidor do mercado 4.0?

Ele é o cliente que já não se contenta apenas com o produto em si, mas com a experiência. E quando falamos de experiência, não estamos falando de servir cafézinho e tratar o cliente de forma cordial e amigável. A experiência começa no primeiro contato que o consumidor tem com uma marca. 

Ele está atento a todos os detalhes. A tecnologia permite que ele tenha acesso a todas as informações necessárias, para que possa encontrar o que for mais benéfico para si. 

O cliente traz consigo um desejo bem definido, e cabe ao seu negócio realizá-lo.

O que é necessário para realizar o desejo do seu cliente?

1) Facilite a informação

Contrariando todas as expectativas, a era digital não contribuiu para que a jornada de compra se tornasse mais rápida. O cliente está em busca de informação para suprir suas necessidades, e ela pode se estender por meses. 

Disponibilize tudo que ele possa buscar, nos mais variados canais: Facebook, Instagram, YouTube e o que mais fizer sentido ao seu negócio. E por essas plataformas, mostre o seu diferencial. Mostre porque ele deve fechar negócio com você, e não com o seu concorrente.

2) Resolva os problemas, sem enrolar

Ter uma jornada de compra longa, não significa que ela deve ser complicada. Muito pelo contrário! 

Facilite processos, conheça o seu cliente e entenda suas necessidades. É nesse momento que começa a fidelização, e torna a experiência do cliente ainda mais prazerosa.

3) Humanize o serviço

Definitivamente, a última coisa que o consumidor quer, é se sentir apenas mais um na sua cartela de clientes. Nos últimos anos, a humanização das marcas e serviços mostrou-se indispensável, tendo em vista que a correria do dia-a-dia tornou as relações mais frias e rígidas.

4) Não esqueça o universo fora das redes

Mesmo que grande parte das interações entre o seu negócio e seu cliente ocorra através das redes, é sempre bom investir em eventos que possibilitem o contato direto com seu cliente. 

Esse tipo de experiência pode garantir uma lista maior de contatos, uma proximidade maior do seu público e ainda, futuras vendas. 

5) Não deixe seu cliente com dúvidas

Tenha paciência, e não se incomode em responder todas as perguntas que seu cliente fizer. Lembre-se que o principal diferencial do mercado 4.0 é a experiência, a impressão que você causa no seu cliente, e a forma que você se diferencia do seu concorrente.

Além disso, lembre-se que alugar ou comprar uma casa não é uma decisão fácil. Seja paciente e se ponha no lugar do consumidor, como você gostaria de ser tratado?

Por fim, vale ressaltar que antes de qualquer coisa é preciso entender seu cliente, suas dores e suas vivências. Estude as melhores formas de chegar até ele e modifique o que for necessário para satisfazê-lo. Só assim será possível se manter competitivo no mercado.

Fonte

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.